A Ford F-150 Raptor é a variante mais extrema da picape mais vendida no mundo – a F-150, por sinal, também é o veículo mais emplacado nos Estados Unidos. Também conhecida como Ford Lobo Raptor em alguns mercados, trata-se uma versão disposta a entregar uso extremo em off-road. A geração anterior era preparada pela SVT e consistia basicamente em uma F-150 alargada, com um impressionante motor V8 de 6.2 litros e suspensão esportiva Fox Racing. Era um veículo bruto, extremamente poderoso e muito divertido. Na geração atual, em tempos de “downsizing”, está sob o capô um novo conjunto mecânico formado por um motor V6 de 3.5 litros.

Ford F-150 Raptor

É fato que o novo motor tem dois cilindros e quase três litros a menos que o que movia a geração anterior da F-150 Raptor. Mas, graças às tecnologias do motor EcoBoost e um par de turbocompressores, ele entrega 39 cavalos e 10,5 kgfm a mais do que o V8 anterior – agora atinge impressionantes 450 cv de potência e 70,5 kgfm de torque. Mas a renovação tecnológica do “powertrain” não termina aí – também está a bordo a nova transmissão automática de 10 velocidades. Ela não apenas ajuda a reduzir o consumo de combustível, mas também cumpre a função de manter sempre o motor na faixa em que o torque está totalmente disponível.

Ford F-150 Raptor

A suspensão da nova geração da Raptor ficou novamente a cargo da Fox Racing. Dessa vez, ganhou um curso mais longo e foi reforçada para suportar o castigo das mais radicais trilhas off-road. Para explicitar essa pretensão, foram escolhidos os pneus Baja BF Goodrich All-Terrain, que prometem um desempenho decente no fora de estrada.

Ford F-150 Raptor

Por dentro, poucas diferenças em relação a uma F-150 normal. Os assentos dianteiros ganham mais apoio lateral, o couro dos revestimentos é mais resistente e alguns novos interruptores aparecem no teto, onde podem ser conectados itens extras como luzes auxiliares, guincho, etc. A qualidade dos materiais no interior não é muito sofisticada. Mas conviver com alguns plásticos duros no habitáculo não chega a ser algo que, aparentemente, preocupe muito o tipo de cliente disposto a pagar 1,2 milhão de pesos mexicanos – cerca de R$ 184 mil – para ter a sua F-150 Raptor 2017 na garagem.

Primeiras impressões

Dura na queda

Toluca/México - A versão 2017 da Raptor incorpora seis modos de condução que mudam completamente o comportamento da picape da Ford. É possível alternar entre eles apenas apertando de alguns botões no volante – Normal, Esporte, Neve, Lama/Areia, Barro e Rocha. Esse último serve para atividades de “alpinismo motorizado” ou para manobras mais precisas no off-road, em baixíssima velocidade.

Ford F-150 Raptor

A experiência de dirigir a Raptor é certamente muito especial. Por um lado, se tem um caminhão esteticamente assustador – na versão cabina dupla, ostenta quase seis metros de comprimento. –, com para-lamas alargados e pneus off-road. Por outro lado, está à disposição um motor incrível e uma transmissão capaz de fazê-lo responder a qualquer toque do acelerador. No Centro Dinâmico Pegaso, na cidade mexicana de Toluca, onde o veículo pode mostrar seus atributos para o fora de estrada, o desempenho na terra e estradas irregulares se mostrou simplesmente avassalador.

Ford F-150 Raptor

A Raptor é certamente um veículo cativante e muito capaz na estrada e fora da estrada. Um brinquedo divertido e prático. Sim, o preço é bastante elevado, mas... quem se importa? É um verdadeiro brinquedo de adultos!

Autor: Héctor Mañón (AutoCosmos)
Fotos: Divulgação