As picapes médias mudaram bastante. Ter grande capacidade de carga e competência para encarar uma estrada de terra a caminho do sítio não é mais suficiente. É preciso oferecer conforto a bordo, alto nível de equipamentos e ainda um visual atraente – tudo, de preferência, aliado a um motor a diesel. Não é a toa que todas as representantes brasileiras do segmento contam com versões que tentam atender tais demandas. Entretanto, no caso da Ford Ranger, a estratégia passa principalmente pela competência de seu conjunto mecânico. Não que o “recheio” seja discreto. Mas é o motor 3.2 turbo de cinco cilindros e 200 cv que tenta separar a Ranger Limited das outras picapes médias.

Ford Ranger Limited

A parte mecânica da Ranger, por sinal, foi toda renovada com a chegada da recente segunda geração. O modelo, que chegou ao Brasil no segundo semestre do ano passado, teve projeto desenvolvido pela Ford australiana e é chamado pelo marketing da empresa de “global” – apesar de não ser comercializado nem nos Estados Unidos nem na Europa. Mesmo assim, é um conceito bem moderno, com grandes dimensões e chassi robusto. E, evidentemente, com um conjunto de motores novo. O grande destaque é o novo propulsor diesel. Com cinco cilindros, turbo e sistema de abertura variável das válvulas, ele desenvolve 200 cv a 3 mil rpm e 47,9 kgfm entre 1.750 e 2.500 giros – é o mais potente do segmento. Na versão topo Limited, ele vem sempre aliado à transmissão automática de seis velocidades, outra novidade, e à tração integral. Nas configurações de entrada, a Ranger pode receber o mesmo 2.5 flex que equipa o sedã Fusion, calibrado para 173 cv e 24,7 kgfm, com câmbio manual também de seis marchas e tração traseira.

A renovação da Ranger veio acompanhada de um design mais moderno. A picape abandonou as linhas retas e “quadradonas” do modelo antigo em nome de um visual mais moderno, que dá a impressão de que a Ranger é maior do que realmente é. As novas linhas também ajudam a dar um perfil mais “social” ao modelo da Ford no lugar do aspecto “trabalhador” anterior.

Ford Ranger Limited diesel

Esta proposta menos séria da nova Ranger passa também pela lista de equipamentos. Algo explicitado por esta versão Limited. Equipada com o máximo possível que a picape pode ter, ela vem com seis airbags, controles de estabilidade e tração, ABS, bancos de couro, ar dual zone, câmera de ré, banco do motorista com ajuste elétrico e rádio/CD/MP3/USB/iPod/Bluetooth/GPS com tela de cinco polegadas. É um recheio interessante, com itens tecnológicos que passavam longe das picapes médias mais antigas – incluindo a própria Ranger. Mas não chega a ser um ponto fora da curva do segmento.

Desde que chegou no mercado, em outubro de 2012, a Ranger briga com a Volkswagen Amarok pelo terceiro lugar do segmento. Em 2013, o modelo da marca alemã acumula a melhor média. Foram 1.970 unidades mensais contra 1.685 da Ranger. Chevrolet S10 e Toyota Hilux mantêm liderança e vice-liderança com folgas.

Ford Ranger Limited diesel

Impressões ao dirigir

Apesar de ter sido desenvolvida na Austrália, a herança norte-americana da Ford está evidente na nova geração da Ranger. A fabricante passou longe da proposta de criar uma picape média com comportamento dinâmico mais próximo a de um carro de passeio. Ao contrário. Se tem uma picape a venda no Brasil que em nada lembra um sedã ou um hatch esta é a Ranger.

A começar pelo excelente motor. A Ford optou por um propulsor grande, com 3.2 litros e cinco cilindros. E ainda aliou um turbo a ele. Ou seja, não “cumpriu” perfeitamente as regras do downsizing. Na prática, isso significa que dirigir a Ranger é uma experiência legitimamente “picapeira”. O motor faz barulho, vibra bastante e dá aquela impressão “massiva”, como se estivesse guiando um caminhão. As respostas do propulsor só reforçam isso. Há bastante torque e o utilitário responde às investidas no acelerador com alguma agilidade. Claro que levar mais de duas toneladas nas “costas” não é uma tarefa fácil, mas a Ranger se sai bem.

Ford Ranger Limited diesel

O mesmo acontece no quesito estabilidade. A picape é grande, larga e alta. O que dificulta na hora de posicionar as rodas com precisão em curvas ou manobras. Entretanto, o acerto da suspensão agrada e as rolagens de carroceria são bem controladas, mesmo com a alta posição de dirigir. Como a grande maioria das picapes, a Ranger sofre com buracos. O chassi é rígido, não “alivia” nas imperfeições do piso e as pancadas passadas ao interior são fortes.

Apesar do tal “jeitão de caminhão” a Ranger é simples de usar. A visibilidade é boa graças à altura e os principais comandos estão em lugar semelhante ao encontrado nos carros de passeio da Ford. O acabamento é menos caprichado do que o encontrado em outros modelos de sua faixa de preço, mas dentro do padrão das picapes de seu porte. Todos os plásticos são rígidos e com encaixes precisos. Em termos de itens tecnológicos, a Ranger até vai bem. O rádio é completo, com várias entradas auxiliares. O problema é a minúscula tela de cinco polegadas “afundada” no meio do painel. Mal dá para ver o mapa do GPS ou saber as músicas que estão tocando. Uma “economia” dispensável para uma picape que conta com tanto potencial na parte mecânica.

Ford Ranger Limited diesel - Traseira

Ficha Técnica: Ford Ranger Limited diesel

Motor: Diesel, dianteiro, longitudinal, 3.198 cm³, cinco cilindros em linha, turbo, quatro válvulas por cilindro e sistema de abertura variável de válvulas. Injeção direta e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automático com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral por acionamento eletrônico e reduzida. Oferece controle de tração.

Potência máxima: 200 cv a 3 mil rpm.

Torque máximo: 47,9 kgfm a entre 1.750 e 2.500 rpm.

Ford Ranger Limited - Motor

Diâmetro e curso: 89,9 mm X 100,7 mm. Taxa de compressão: 15,5:1

Suspensão: Dianteira independente com molas helicoidais e amortecedores a gás. Traseira com eixo rígido, feixes de molas e amortecedores a gás. Barras estabilizadoras na frente e atrás. Oferece controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 265/65 R17.

Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS, EBD, assistente de frenagem de emergência e controle de frenagem em curvas.

Ford Ranger Limited diesel - Traseira

Carroceria: Picape com carroceria sobre chassi, com quatro portas e cinco lugares. Com 5,35 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,84 m de altura e 3,22 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais, para os joelhos dos ocupantes dianteiros e do tipo cortina.

Peso: 2.198 kg.

Capacidade da caçamba: 1.180 litros.

Tanque de combustível: 80 litros.

Ford Ranger Limited - Interior e Cabine

Produção: General Pacheco, Argentina.

Lançamento mundial: 2012.

Itens de série: Ar-condicionado dual zone, trio elétrico, computador de bordo, seis airbags, ABS, roda de liga leve de 17 polegadas, direção hidráulica, volante multifuncional, controle de estabilidade e tração, rádio/CD/MP3/USB/iPod/Bluetooth/GPS com tela de cinco polegadas, cruise control, sensor de chuva e luminosidade, câmera de ré e revestimento interno em couro.

Preço: R$ 136.700.

Autor: Rodrigo Machado (Auto Press)
Fotos: Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias