Não tem jeito: em 2017 o mercado automotivo nacional segue mesmo a tendência global e volta suas atenções para os SUVs. E de todos os tamanhos. Tanto que boa parte dos lançamentos previstos está nessa categoria, dos mais baratos aos mais caros. Quase todas as marcas reservam surpresas no segmento de utilitários esportivos. Algumas já chegaram, caso do Hyundai Creta, cujas vendas foram iniciadas nos últimos dias. Audi, Chevrolet, Ford, Honda, Land Rover e Renault também investirão no segmento, com representantes de diversos tamanhos.

A Audi se prepara para trazer o novo Q5, intermediário entre o menor e o maior SUV da marca das argolas no país. Já a Chevrolet, além de começar as vendas do novo Tracker, estreará aqui o médio Equinox, quem lá fora já está em sua terceira geração mas aqui substitui a Captiva. A Ford deve levar para seus showrooms do país a reestilização apresentada em Detroit para o EcoSport a partir de maio, enquanto a Honda renovará o seu representante na categoria de médios, o CR-V. Com sete lugares, a quinta geração do Land Rover Discovery também tem espaço garantido, com visual totalmente diferente e a tradicional vocação off-road dos modelos da marca. Mas é a Renault quem mais aposta no segmento: a francesa contará com três novas opções, que se juntarão ao Duster nas lojas. São elas o Koleos – o mais caro e refinado do trio –, o Captur e o compacto Kwid. 

Mas nem só de utilitários esportivos se fará as manchetes automotivas de 2017. A principal novidade da Toyota ficará mesmo no seu líder de vendas, o sedã médio Corolla. O carro finalmente deve ganhar controle de estabilidade e tração desde suas versões mais baratas e adotar visual próximo à reestilização já vista nos Estados Unidos. Entre os hatches, o médio Hyundai i30 deve ressurgir recheado de tecnologia, enquanto o compacto Volkswagen Up vai receber seu primeiro face-lift. 

Novidades para 2017

Audi Q5 – Principal lançamento da marca alemã no último Salão de Paris, a nova geração do SUV mescla algumas heranças do menor Q3 e do maior Q7. O Brasil deve receber unidades com motor 2.0 turbo, capaz de entregar 252 cv. Além dele, são esperados também por aqui as novas gerações do A5 Sportback e Cabriolet, R8 Spyder, RS 5, S4, S5 e TT RS.

Audi Q5

Chevrolet Equinox – O modelo foi confirmado para o Brasil no último Salão de Detroit e vem para tentar esquentar ainda mais o segmento de utilitários esportivos médios no país. Esta terceira geração do SUV usa a mesma plataforma do novo Cruze, produzido na Argentina, e deve substituir a finada Captiva. O visual traz a nova identidade da marca, já vista no Volt, Malibu e no próprio Cruze. Para o mercado norte-americano, são três opções de motor quatro cilindros: 1.5 turbo de 172 cv e 2.0 turbo de 255 cv, ambos a gasolina, e um 1.6 turbodiesel de 138 cv. O câmbio é sempre automático de nove marchas.

Chevrolet Equinox

Chrysler Pacifica – A minivan familiar é recheada de conectividade. O modelo veio para substituir o Town & Country e trocou de nome para justificar a adoção de um projeto totalmente novo e diferente do antigo carro. Para isso, é recheada de equipamentos tecnológicos, como entradas USB nas fileiras de trás, GPS e até mesmo um aspirador de pó. A Chrysler Pacifica tem sob o capô um motor V6 de 3.6 litros e 291 cv. O câmbio é automático de oito marchas e há uma versão híbrida.

Chrysler Pacifica

Ford Ecosport – As vendas do SUV compacto da Ford reestilizado devem começar em maio. O carro foi um dos destaques da marca no último Salão de Detroit e traz frente e traseira redesenhadas e versão topo com o motor 2.0 com injeção direta de combustível de até 178 cv, utilizado no Focus. As versões intermediárias receberão o novo motor 1.5 Dragon de três cilindros, com comandos variáveis de válvulas, injeção multiponto e 130 cv.

Ford Ecosport

Honda CR-V – A nova geração do maior utilitário esportivo da Honda por aqui está prevista para aparecer, mas pode ser uma das surpresas reservadas pela marca japonesa para o segundo semestre de 2017. Uma das principais novidades adotadas no modelo nos Estados Unidos é um motor 1.5 turbinado que entrega 192 cv de potência. E já se espera que o propulsor também venha para cá, visto que o próprio sedã médio Civic já utiliza motor turbo.

Honda CR-V

Hyundai i30 – Apesar da queda nas vendas de hatches médios no Brasil, a Hyundai deve trazer, até o final deste ano, a terceira geração do Hyundai i30. Bem diferente dos modelos anteriores, ela chega com visual mais sóbrio e ângulos menos marcantes. Desenvolvido no centro de tecnologia da marca na Alemanha, o i30 ficou mais comprido, largo e baixo que o vendido atualmente aqui. Por dentro, há uma nova tela de 8 polegadas, disponível nas versões mais caras, com compatibilidade com as plataformas CarPlay, da Apple, e Android Auto, da Google. O painel traz superfície para carregamento de smartphones por indução. A lista de equipamentos inclui frenagem automática com alerta de colisão, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e de faixa de rodagem e farol alto automático.

Hyundai i30

Land Rover Discovery – A quinta geração do modelo apresenta mudanças bastante significativas. A começar pela parte estética, já que o visual é inteiramente novo e sem aquele ar mais “quadradão” de antes. Para começar, um aplicativo disponível para smartphones opera os ajustes dos bancos. Há ainda tecnologias como câmara de 360 graus de visão e controle de velocidade de cruzeiro adaptivo. De acordo com a marca, o modelo é capaz de atravessar trechos com até 70 cm de altura de água. A carroceria segue comportando sete passageiros.

Land Rover Discovery

Mercedes-Benz Classe E Coupé – A marca alemã deve trazer a décima geração do cupê ainda neste primeiro semestre de 2017. O principal avanço tecnológico é a adoção do Intelligent Drive, sistema mais avançado e importado do grande Classe S. O equipamento monitora a velocidade e a distância do veículo da frente e gira o volante sem a interferência do motorista, a partir de um escaneamento do exterior realizado por sensores. O motor é um 2.0 litros, 4 cilindros e 184 cv de potência. Outro ponto novo é o ganho de head-up display com informações como velocidade do veículo e as direções do sistema de GPS. Outro lançamento aguardado é o do Mercedes-AMG GT R, que homenageia o circuito alemão de Nurburgring e recebe um poderoso V8 4.0 de 593 cv.

Mercedes-Benz Classe E Coupé

Nissan Frontier – Essa é uma novidade que já chega bem atrasada no mercado nacional. Revelada em 2015, a picape virá da Argentina, onde é fabricada, com motor 2.3 de 190 cv, visual moderno e uma boa lista de equipamentos. Vale lembrar que a Frontier é a base da Renault Alaskan, que só deve aparecer no Brasil no ano que vem, e também da picape de luxo que a Mercedes-Benz se prepara para lançar. Além dela, a marca japonesa também passará a vender o Kicks em novas configurações de entrada, com sua produção em Resende, no Rio de Janeiro.

Nissan Frontier

Renault Koleos – Esse será o ano dos SUVs para a Renault. A marca francesa se prepara para vender três novos modelos do segmento, sendo o mais vistoso deles o Koleos. Ele deve surgir no país em maio, importado da Coreia do Sul e com motor 2.5 de 175 cv. Além dele, aparecerão nas lojas o Captur, com motor 2.0 de 148 cv e câmbio automático de 4 marchas, e o Kwid, o substituto do Clio. Trata-se de um crossover compacto com motor 1.0 de três cilindros, que deverá render nele cerca de 75 cv, ou seja, menos que no sedã Logan e no hatch Sandero.

Renault Koleos

Toyota Corolla – Mesmo sem ter perdido a liderança entre os sedãs médios – apesar do lançamento dos novos Honda Civic e Chevrolet Cruze –, o mais vendido da categoria no Brasil deve receber, como item de série, controle eletrônico de estabilidade desde suas configurações mais simples. Visualmente, os faróis ficarão mais afilados com a reestilização e a grade também mudará. O desenho deve seguir o adotado no face-lift norte-americano do carro.

Toyota Corolla

Volkswagen Up – A fabricante alemã sempre teve pretensões maiores para o compacto, mas ele não chegou a assumir a liderança no mercado automotivo nacional, como se esperava. Agora, apenas três anos depois de sua chegada no mercado, o Up já se prepara para ganhar o primeiro face-lift. As mudanças são sutis, com novos para-choques, grade superior maior e lanternas com nova disposição das luzes. Também aparecerão nas vitrines brasileiras da Volkswagen a picape Amarok com novo motor turbodiesel 3.0 de 224 cv e a nova geração do SUV Tiguan.


Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação