O Corolla acabou se tornando em um dos representantes mais bem-sucedidos de uma marca criada em 1937. É considerado como o responsável por boa parte do sucesso da montadora e de outros carros que foram lançados por ela, posteriormente. No ano de 2016 o modelo completou 50 anos de idade, tendo vendido mais de 44 milhões de unidades em 150 países diferentes.
O Corolla possui um histórico de décadas, uma vez que os primeiros começaram a ser lançados no ano de 1966. Na ocasião do seu lançamento, o novo Corolla contava apenas com uma versão: sedã duas portas compacto e leve, com tração traseira. O modelo chegou atendendo as expectativas de um público que buscava desempenho, qualidade e conforto.
Foi um dos primeiros modelos a consolidar algumas decisões que posteriormente se tornariam padrão para a indústria, como é o caso dos bancos dianteiros individuais em substituição aos então tradicionais bancos que ocupavam toda a frente do carro. Já o motor era um 1.1 litro com comando de válvulas no bloco e um carburador, conjunto que garantia a entrega de 60 cv e torque de 8.5 mkgf.
O modelo já era considerado como um verdadeiro fenômeno no mercado automobilístico internacional, quando desembarca oficialmente no mercado brasileiro em 1993. Rapidamente, impulsionado pela excelente fama lá fora, o modelo se tornou um dos sedans médios mais vendidos internamente. Mas foi apenas no ano de 2014 que o modelo conseguiu assumir a liderança no ranking de vendas da categoria.
A fama do carro não se tornou apenas a única atração para os consumidores brasileiros. O carro realmente correspondia a grande maioria das expectativas criadas, sendo constantemente agraciado com prêmios vindos tanto da própria indústria quanto da imprensa especializada.
Alguns aspectos acabavam sempre chamando a atenção nas análises de desempenho feitas do carro, especialmente nas questões envolvendo o acerto de suspensão, que entregava um silencio acima da média quando comparado com outros carros do mesmo segmento. A estabilidade também foi considerada como um ponto alto em praticamente todas as versões do Corolla.
Atualmente o Toyota Corolla pode ser encontrado em diversas versões diferentes, dentre elas: 1.8 16V de 144 cv e 18,6 kgfm de torque (com etanol) ou 2.0 16V de 153 cv e 20,7 kgf.m de força. Os consumidores contam com opções tanto para escolher um câmbio manual quanto o automático, e sua custo-benefício é considerado bom para a categoria.
Vá mais rápido usando sua conta preferida:
Continuar com Facebook Continuar com Google
Ou acesse com seu e-mail cadastrado:
Usuário novo: Criar uma Conta
Lojistas e Concessionários, acesse Central do Revendedor