O Ford Fusion é um carro bem conhecido entre os amantes de sedans. Não era o meu caso, sempre tive carros hatches, então à primeira vista foi até meio estranho. Digo à "primeira", porque depois que você anda no carro, o desempenho impressiona e nem parece um sedan.

O que me levou a escolher o veículo foi a sensação de dirigir, a combinação de desempenho e conforto é realmente impressionante. Optei por um semi-novo, com apenas 1 ano e 15.000 km rodados e com procedência conhecida, economizando mais de R$ 30 mil reais.

Ford Fusion Ecoboost

A minha opinião é imparcial e você vai perceber que no geral gostei muito.

Desempenho e tecnologia

A versão que adquiri é a Ecoboost Titanium Plus FWD (tração dianteira). O motor é um 2.0 turbo, que alcança 240 cv com 35 kgfm de torque - o mesmo usado em vários carros da Land Rover, como até então o Evoque.

A impressão, ao dirigir pela primeira vez, é de um carro "esperto". Com o torque alto, as respostas são bem rápidas. Uma outra característica, é que é um veículo muito baixo e isso pode ser um problema no começo (raspar em lombadas, por exemplo). Mas com o tempo você pega o jeito e isso acaba sendo um ponto favorável: mais estabilidade.

O carro já conta com sistema de abertura de portas sem chaves e botão Start/Stop. É um prazer dirigir na estrada, as retomadas e acelerações impressionam. O consumo em rodovias gira na média de 12 km/l (depende muito das acelerações, já consegui fazer 13 km/l). Na cidade, o consumo ficou na média de 8 km/l. Estou usando gasolina premium.

Em relação à tecnologia embarcada e conforto, o Fusion é um dos mais completos do seu segmento. Central multimídia com GPS e câmera de ré, sensores de pontos cegos, controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixas, bancos com aquecimento e refrigeração, ar condicionado dual-zone, bancos com ajustes elétricos (inclusive de lombar), saída de ar para os bancos traseiros, tomada 110v, painel de instrumentos com visor digital, faróis com sensor automático, etc.

Ford Fusion Ecoboost

Além disso, a central funciona com comandos de voz para rádio, GPS, climatização e outros. Confesso que hoje só uso 1 comando de voz: "navegador destino casa" :-)

Outro recurso que é o meu preferido: partida remota pelas chaves. Em dias quentes, você consegue dar a partida e já deixar o carro com ar-condicionado ligado (é possível configurar a temperatura). Sério, esse recurso é sensacional e você vai adorar.

Design elegante

O design deste novo Ford Fusion foi inspirado nos carros da Aston Martin, com faróis que lembram bem os da marca de luxo. Na minha opinião, o ponto forte do design fica pra frente do carro e o estilo coupé.

O dono anterior do veículo havia trocado o farol pelo modelo europeu (Mondeo), com DRL/LED, muito mais elegante e bonito. À noite então, um espetáculo a parte. Além disso, foi trocado o farol e milhas para xenon.

Ford Fusion Ecoboost

Os retrovisores são rebatíveis e com setas repetidoras. A versão Plus conta com teto-solar, que dá um apelo mais esportivo. As rodas são de 18", com pneus 235/50 Michelin Primacy.

Aqui vale destacar as pinturas perolizadas, que na minha opinião são muito bonitas. Escolhi o branco perolizado, bem diferente do branco sólido (do meu carro anterior).

Interior e conforto

O interior do Fusion é um capítulo à parte. Recheado de conforto e tecnologia, os comandos ficam bem ao alcance das mãos.

Começando pelo console central, com comandos touch para rádio, climatização, etc. Na próxima versão 2017 do carro, a Ford vai voltar com os botões físicos (mas prefiro os touch).

Ford Fusion Ecoboost

Na central multimídia, foi realizado o desbloqueio para DVD e TV Digital (acessório à parte). Confesso que não acabei não usando esses recursos.

O volante multifuncional te dá acesso aos recursos de rádio/mp3, controle de velocidade e bluetooth com celular. As aletas (atrás do volante), te permite cambiar. Bem divertido quando você deixa o câmbio no modo Sport, assim tem total controle das marchas.

Ford Fusion Ecoboost

Os bancos são confortáveis e os ajustes são 100% elétricos: de altura, profundidade e lombar. O espaço para quem vai atrás também é ótimo.

O isolamento acústico do carro é primoroso, muito silencioso. Você só escuta o motor gritar se pisar fundo. 

Revisões da Ford

A Ford já mudou 3 vezes o seu sistema de revisões. Depois de muitas reclamações de proprietários, alteraram o plano do Fusion: a cada 10.000 km ou 1 ano.

Eu faço as revisões enquanto o carro estiver na garantia. Depois, levo em oficinas de confiança, pois considero o check-up melhor e mais completo. Então fica a critério de cada um decidir o que é melhor.

Vídeos

Selecionei alguns vídeos na internet, com impressões de terceiros. É importante observar a versão analisada de cada um.

Prós e contras

Prós:

  • Design elegante
  • Desempenho excelente
  • Estabilidade em curvas
  • Conforto para motorista e passageiros
  • Espaço interno excelente
  • Consumo bom, considerando o motor que o carro tem

Contras:

  • O sensor do farol automático demora para ligar em ambientes escuros
  • Central multimídia muito lenta, falta um GPS melhor e suporte nativo Android/iOS (isso está previsto para o Fusion 2017 ou 2018)
  • Falta dos faróis com xenon de fábrica 
  • Falta do sensor dianteiro de estacionamento (só disponível na versão AWD)
  • Falta dos faróis adaptativos que acompanham a curva (tem isso no Focus, alô Ford!)

Vale a pena?

Curto e objetivo: sim, vale a pena.

Já andei em outros sedans do segmento e o que mais se aproxima do Fusion é o Novo Azera, também com muito conforto e desempenho muito bom. 

Em se tratando do Fusion, em específico, o carro tem mais tecnologia embarcada que a maioria dos concorrentes, e é um dos mais baratos em relação custo / cv. Recomendo pesquisar ofertas de semi-novo, como eu fiz, assim você não perde muito na primeira desvalorização de 0km (a maior delas). 

Vale lembrar que a versão 2017 já foi lançada nos EUA, e logo estará no Brasil. As mudanças são poucas: face-lift na dianteira e traseira, nova central multimídia (com Android Auto e Apple Car), câmbio com seletor giratório e console central com botões físicos.

Deixo vocês com um vídeo bem legal de um mais um proprietário feliz do Fusion:

Opinião gentilmente enviada pelo leitor Ciro.