O caminho trilhado pelo Chevrolet Onix no Brasil é diferente da maioria dos lançamentos realizados pela indústria automobilística. O modelo foi lançado oficialmente no ano de 2012, e levou apenas para três anos para ocupar o local de mais vendido carro do Brasil. Posição essa que foi ocupada por muitos anos pelo Gol.
Outro ponto que acaba merecendo um destaque na história do Onix foram as situações que acabaram levando ao seu projeto. O desenvolvimento do carro começou com os problemas econômicos enfrentados pela GM no ano de 2008 nos Estados Unidos, que por muito pouco não acabou fazendo com que a companhia decretasse falência.
Isso acabou fazendo com que os mercados emergentes passassem a receber modelos mais simples e baratos. Mas os dirigentes da Chevrolet no Brasil sabiam que nem todos os carros que estavam sendo lançados globalmente, como é o caso do Agile, agradaria aos brasileiros naquele momento. Começou então o desenvolvimento de um projeto que, no primeiro momento, foi chamado de Viva.
Então o modelo finalmente foi lançado no Brasil no ano de 2012, com o nome de Onix. O hatch e o sedan compactos, baseados na plataforma quarto Opel Corsa europeu, acabou chegando praticamente ao mesmo tempo que outro concorrente de peso? O HB20, investimento ousado que a Hyundai estava fazendo no mercado brasileiro para começar a atuar por aqui.
Inicialmente o Onix foi lançado apenas na sua versão básica LS, com as seguintes opções de motorização: 1.0, LT, 1.0 e 1.4 e LTZ 1.4, esta última com rodas de liga-leve de série e faróis escurecidos, com uma máscara de acrílico azul. Em relação ao design, as linhaS eram muito parecidas com o modelo que até então estava sendo vendido do Gol, o que acabou também ajudando na popularização do modelo no Brasil.
Atualmente o Onix que é vendido no mercado brasileiro ainda é a primeira geração, apesar do carro ter passado por algumas mudanças estéticas pouco impactantes no conjunto final. O carro pode ser encontrado nas versões Joy, LT 1.0 ou 1.4, LTZ 1.4 com Câmbio Manual e Automático, e em sua versão aventureira Activ. A única opção de carroceria é a de 5 portas, e o carro é fabricado na unidade da GM instalada na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul.
Recentemente o modelo acabou tirando nota zero nos testes de colisão feitos pela Latin NCap, o que acabou causando uma grande mancha no nome Onix.
Vá mais rápido usando sua conta preferida:
Continuar com Facebook Continuar com Google
Ou acesse com seu e-mail cadastrado:
Usuário novo: Criar uma Conta
Lojistas e Concessionários, acesse Central do Revendedor