O Dodge RAM é um modelo que acabou se tornando um grande clássico entre os modelos de grande porte no estilo picape. Essa é uma montadora que acabou se tornando uma verdadeira referência na produção de picapes, sendo que o primeiro grande lançamento da marca neste segmento aconteceu no ano de 1921.
O lançamento oficial da RAM aconteceu no ano de 1981, seno que este acabou surgindo a partir de uma variação da série D, que já vinha sendo comercializado pela empresa há alguns anos. O lançamento tinha um sistema de nomes que acabava variando de acordo com a potência do carro: Ram (e os códigos D e B) para apenas traseira, Power Ram (e W) para tração nas quatro rodas, seguida pelo número 150 para capacidade de meia tonelada, 250 para três quartos ou 350 para uma tonelada.
O principal foco do lançamento da RAM no começo da década de 80 era oferecer para os consumidores uma versão mais atualizada do modelo lançado e vendido a partir do ano de 1972. O carro tinha linhas mais retas, dois faróis retangulares e lanternas traseiras envolventes.
Na ocasião do seu lançamento, com a chegada das primeiras unidades no mercado, a RAM podia ser encontrada em duas versões diferentes: cabines simples, estendida (Club Cab) e dupla (com quatro portas), dois comprimentos de caçamba (2 metros, apenas com cabine simples, e 2,4 m, disponível com qualquer cabine) e dois estilos de para-lamas traseiros — Sweptline, com laterais externas planas, e Utiline, com caçamba estreita e para-lamas salientes.
Em relação ao tamanho do carro, dependendo da configuração escolhida ele poderia variar de 4,85 metros até o tamanho de 5,35 metros. Já a distância entre-eixos do carro também apresentava um grande índice de variabilidade, começando em 2,92 metros e indo até 4,20 metros.
Em relação aos motores que podiam ser encontrados na nova RAM, o carro não trazia grandes novidades. Na verdade, eles poderiam ser encontrados também em outros modelos que eram comercializados pela empresa.
O de seis cilindros em linha “Slant Six” (seis inclinado, em alusão à posição no cofre) com 225 pol³ (3,7 litros), 95 cv e 23,4 m.kgf; o V8 da série LA de 318 pol³ (5,2 litros), 140 cv e 33,6 m.kgf, similar ao que tivemos nos grandes Dodges brasileiros; e o V8 LA de 360 pol³ (5,9 litros) com 175 cv e 35,7 m.kgf, todos com comando de válvulas no bloco e alimentação com carburador (os valores daqui em diante são líquidos).
Vá mais rápido usando sua conta preferida:
Continuar com Facebook Continuar com Google
Ou acesse com seu e-mail cadastrado:
Usuário novo: Criar uma Conta
Lojistas e Concessionários, acesse Central do Revendedor