O Fiat Idea é um modelo de carro produzido pela montadora norte-americana, dentro da categoria de Minivans. O modelo foi desenvolvido nacionalmente, com base em projetos globais da empresa. Algumas mudanças foram implementadas no carro brasileiro, para que ele conseguisse se tornar mais competitivo diante dos concorrentes.
O Idea não é vendido somente no Brasil, mas podemos afirmar que o carro que podia ser encontrado nas concessionárias brasileiras acabavam sendo inéditos por aqui. O Idea que era vendido na Europa, por exemplo, conta com uma estrutura baseada no Fiat Punto.
Já a plataforma que o Idea brasileiro se utiliza foi completamente desenvolvida pela Fiat de Betim, no estado de Minas Gerais. Para que o Idea nacional tivesse uma plataforma desenvolvida no Brasil, a empresa realizou um investimento total de 500 milhões de reais. Desta forma, o carro começou a ser produzido no ano de 2004.
A expectativa da empresa, na ocasião do lançamento do Idea, era conquistar 30% do total das vendas na categoria. O projeto para o desenvolvimento do Idea nacional levou cerca de 36 meses para ser concluído.
O Idea também passou por uma série de mudanças, sempre tentando se adaptar aos concorrentes. Uma das maiores mudanças realizadas na história do Idea aconteceu em 2010. Foram alteradas diversas características do veículo, tornando ele mais moderno e também mais próximo das expectativas dos consumidores.
A partir deste ano o Idea estreou no mercado uma nova família de motores, com as seguintes opções: E.TorQ 1.6 16V e 1.8 16V, desenvolvidos pela engenharia da FPT - Powertrain Technologies. A mesma família de motores também passou a ser utilizada no Fiat Punto.
As alterações vieram com uma grande quantidade de tecnologia embarcada no carro. Dentre as inovações apresentadas pelo Idea estava o fato de se utilizar de vidros laminados nas portas, além de um sensor de estacionamento. Alguns dos elementos eram considerados inéditos para os carros da categoria, tais como o teto solar "Skydome" (opcional) que cobre 70% da capota.
Com isso, o Idea nacional acabou se tornando um dos primeiros modelos fabricados no Brasil a apresentar uma boa parte destas novidades tecnológicas.
A Fiat anunciou a descontinuidade do Idea no ano de 2016. No final da sua carreira, o carro era comercializado nas seguintes versões: Attractive 1.4 8V, Essence 1.6 16V, Essence Dualogic 1.6 16V, Sporting 1.8 16V e Sporting Dualogic 1.6 16V.
Vá mais rápido usando sua conta preferida:
Continuar com Facebook Continuar com Google
Ou acesse com seu e-mail cadastrado:
Usuário novo: Criar uma Conta
Lojistas e Concessionários, acesse Central do Revendedor