O CR-V é um modelo lançado pela Honda dentro do segmento de utilitários esportivos cujas primeiras unidades foram lançadas no ano de 1996, mas o projeto começou a ser desenvolvido no ano anterior. A Honda aproveitou o Salão do Automóvel do ano de 1995 em Tóquio para apresentar oficialmente o CR-V tanto para o público quanto também para a imprensa.
A principal motivação para o lançamento do CR-V foi justamente um movimento realizado por uma das principais concorrentes do mercado, a Toyota, que havia lançado no ano anterior o RAV-4.
Um dos principais desafios enfrentados pela montadora na ocasião do lançamento do CR-V foi conseguir criar um modelo que fosse, antes de mais nada, um carro recreativo, mas que também conseguisse enfrentar algumas trilhas mais leves e também andar por estradas mais complicadas.
O carro foi criado se utilizando da mesma plataforma utilizada para fazer o Civic na ocasião. Muitos consumidores identificavam o carro como um Compact, sendo que este era o mesmo posicionamento do antigo Passaport, que era um carro que realmente se tornou desconhecido no mercado brasileiro.
Em relação ao seu tamanho, o carro tinha 4,52 metros de comprimento e 1,75m de largura, o primeiro CR-V era apenas um pouco mais curto que a quarta geração (4,55m) que eu mostrei no post abaixo. Só a largura que aumentou bastante (1,82m). Ele ainda era mais alto (1,71m contra 1,68m) e tinha a mesma distância entre-eixos (2,62m).
A primeira geração do carro foi lançada com o motor 2.0 16v, rendia, inicialmente, 131 cavalos. Apesar de ter uma lista de equipamentos completa nos modelos que eram vendidos no Japão, ao chegar no Brasil apresentava um conteúdo mais modesto, com ar condicionado, airbags frontais, trio elétrico e rádio toca-fitas.
A 2ª geração do carro foi lançada oficialmente no ano de 2002. O carro passou por uma série de mudanças, sendo que a grande maioria delas estava localizada na parte da frente do veículo. O modelo se tornou mais sofisticado e ganhou alguns elementos mais agressivos. O motor 2.0 16v ganhou o sistema i-VTEC e acelerador eletrônico (drive-by-wire). Desta forma, a potência aumentou para 150 cavalos.
Já a 3ª geração do carro foi lançada no ano de 2007, com linhas e design mais arredondados do que podia ser visto nos modelos anteriores. Essa versão também ganhou um pouco mais de tamanho, passando para 4,58m de comprimento. Os motores permaneceram os mesmos da geração anterior.
Vá mais rápido usando sua conta preferida:
Continuar com Facebook Continuar com Google
Ou acesse com seu e-mail cadastrado:
Usuário novo: Criar uma Conta
Lojistas e Concessionários, acesse Central do Revendedor