O Duster foi lançado pela Renault como sendo um dos modelos da montadora para o segmento de mini SUV. A fabricante francesa acabou se tornando uma das grandes responsáveis pelo sucesso dos modelos de carros deste segmento. O carro foi lançado originalmente no ano de 2010, sendo que a responsável pelo projeto foi a Dacia, marca subsidiaria da Renault na Romênia.
O projeto original do carro acabou dando tão certo que se tornou referência para o desenvolvimento de outros modelos, inclusive uma versão no Brasil, que era um pouco diferente do modelo que foi feito pela Dacia.
O projeto foi desenvolvido na plataforma para carros compactos Nissan BO, sendo a mesma estrutura utilizada para outros modelos da Nissan, Dacia e também da Renault. Em relação as medidas do carro original, na ocasião do seu lançamento, eram as seguintes: 4,31 metros de comprimento, 1,82 metro de largura e 210 mm de distância do solo. A capacidade de bagagem do Duster é de 475 litros. Mas a capacidade poderia chegar aos 1.600 litros quando os bancos eram rebatidos.
Este modelo foi distribuído para uma série de países diferentes, dentre eles: Macedônia, Turquia, Argélia e Marrocos.
O modelo acabou dando origem a versão brasileira do SUV, que tinha uma série de outras alterações para visar justamente o atendimento das expectativas do público brasileiro. A fabricação do Duster nacional acontecia na fábrica de São José dos Pinhais, no estado do Paraná. Daqui o carro também era exportado para outros países, tais como Argentina, México e Chile.
Na ocasião do lançamento do Duster brasileiro, a montadora disponibilizou as seguintes opções de motor: 1.6 16V, que com etanol produz 115 cv e 15,9 kgf.m de força, e o 2.0 16V, capaz de produzir até 148 cv e 20,9 kgf.m de torque. O carro tinha câmbio manual de cinco marchas.
Nas avaliações que foram feitas do carro, o Duster brasileiro foi elogiado e apontado como uma boa escolha dentro do seu segmento, apresentando algumas características interessantes, especialmente em relação ao seu desempenho na cidade. O modelo 2.0 era mais recomendado para aquelas pessoas que precisavam circular com o carro mais pesado.
Ainda no ano de 2015 a Renault anunciou o lançamento de uma versão picape, chamada Oroch. O modelo contava basicamente com a mesma configuração do Duster, mas com um aumento considerável na sua capacidade de carga.
Vá mais rápido usando sua conta predileta:
Ou acesse com seu e-mail cadastrado:
Usuário novo: Criar uma Conta
Lojistas e Concessionários, acesse Central do Revendedor