Salão do Carro

Mapa do Site


Toyota Etios Hatch novo ou usado

O Toyota Etios é um modelo desenvolvido pela montadora japonesa que atende as demandas do segmento compacto e que conseguiu alcançar sucesso de vendas no mercado brasileiro. Boa parte do segredo para o bom desempenho nas vendas foi o fato de que este projeto foi criado especialmente para os mercados emergentes. O modelo começou a ser produzido oficialmente no ano de 2012.

Apesar de começar a ser vendido apenas no ano de 2012, o primeiro vislumbre do projeto foi possível no ano de 2010, quando a montadora decidiu levar para o Salão do Automóvel na Índia um protótipo do carro.

Fabricação nacional

Quando a Toyota decidiu lançar o modelo no mercado brasileiro, a ideia era facilitar a sua venda e tornar o Etios uma opção realmente viável dentre tantas opções que no mercado dentro do mesmo segmento. Portanto, o carro começou a ser fabricado aqui mesmo, na planta instalada em Sorocaba (SP).

O carro não conseguiu chamar a atenção de fato por qualquer inovação trazida em termos de design. O modelo trazia basicamente mais do mesmo que já estava sendo feito pelas outras montadoras em relação aos hatchs. Mas o carro tinha alguns diferenciais interessantes, tais como a dirigibilidade e também os itens que vinham com o modelo de entrada.

A primeira versão era oferecida com motores 1.3 16V e 1.5 16V. No período do lançamento, a opção de menor cilindrada gerava até 90 cv e 12,8 kgf.m de torque com etanol, rendimento que foi elevado para 98 cv e 13,1 kgf.m em 2015. Já o 1.5 16V passou dos 96 cv e 13,9 kgf.m de torque que oferecia no lançamento, para 107 cv e 14,7 kgf.m atualmente. No ano de 2016 o carro passou a ser oferecido com opção de câmbio automático de quatro marchas.

Versões atuais

Para a linha 2018 a Toyota anunciou uma série de mudanças no visual, com o objetivo de manter o Etios sempre atualizado perante aos concorrentes. Dentre as alterações que foram feitas no design do carro está a adoção de nova grade na dianteira, com recorte que dá maior destaque ao símbolo da empresa. Além disso, os para-choques dianteiros e traseiros também foram redesenhados.

O carro segue com as mesmas opções de motorização que estavam sendo vendias nas linhas anteriores, com motores 1.3 de 98 cavalos ou 1.5 de 107 cavalos de potência, ambos com tecnologia flex. Os consumidores seguem escolhendo entre as transmissões manuais de seis velocidade ou automática de 4 marchas.

Acesse sua conta

Vá mais rápido usando sua conta predileta:

    Usar o Google


Ou acesse com seu e-mail cadastrado:


Usuário novo: Criar uma Conta


Lojistas e Concessionários, acesse Central do Revendedor