Salão do Carro

Mapa do Site


Volkswagen Kombi nova ou usada

A Kombi acabou se consagrando como um veículo funcional que podia ter mil e uma utilidades. O modelo é considerado revolucionário e acabou não apenas mudando a história da montadora como também criou uma grande comunidade de fãs e adeptos. Mesmo após a confirmação do final da produção do veículo, o modelo ainda segue vivo através dos seus apreciadores.

Histórico

Este é um modelo que começou a ser desenvolvido pela montadora há 70 anos atrás, em um período de retomada, logo depois do fim da Segunda Guerra Mundial. O projeto acabou se tornando realidade através da parceria entre um oficial inglês das forças de ocupação (Major Ivan Hirst, encarregado da produção), de um engenheiro alemão (Alfred Haesner) e, sobretudo, de um holandês (Ben Pon), dono de concessionária.

O nome da Kombi surgiu através de uma palavra alemã (Kombinationsfahrzeug), que pode ser traduzida como veículo combinado, ou veículo multiuso, uma tradução não literal mas que acaba sendo mais interessante para descrever o que se esperava do modelo. Basicamente o desenho inicial do carro era o de uma perua que poderia ser feita sobre a plataforma de um fusca.

Principais características

A principal característica da Kombi era o seu grande espaço interno. Tradicionalmente a carroceria acabava reservando o seu espaço interior traseiro para o transporte de mais passageiros, sendo que a quantidade de pessoas variava de modelo para modelo. Mas esta parte também era facilmente desmontada e projetada para atender outras necessidades.

Em relação as questões mecânicas e de engenharia da Kombi, o modelo tinha como principal atrativo uma construção robusta monobloco (sem chassi), suspensão independente com barras de torção, além de uma posição diferenciada para o motorista.

No Brasil

A Kombi acabou se tornando um modelo extremamente popular em diversos mercados, mas no Brasil ganhou destaque justamente por conta da sua versatilidade. A Volkswagen começou a montar a Kombi no mercado nacional no ano de 1953. Em poucos anos, em 1957, a montadora anunciou oficialmente que a Kombi seria o primeiro veículo da montadora a ser fabricado completamente no Brasil.

Ao longo da história a Kombi foi ganhando uma série de melhorias, desde a sua parte mecânica, motores mais potentes, portas corrediças, dentre outras. O carro também ganhava diversas edições diferentes, sendo que algumas delas eram especiais, fazendo a alegria dos colecionadores.

Fim e recomeço

No ano de 2013 a Volkswagen confirmou que seria o último ano de produção da Kombi. Mas em 2017 a empresa confirmou que vai produzir a Kombi Elétrica, sendo que o modelo deve ser lançado no ano de 2022.

Acesse sua conta

Vá mais rápido usando sua conta predileta:

    Usar o Google


Ou acesse com seu e-mail cadastrado:


Usuário novo: Criar uma Conta


Lojistas e Concessionários, acesse Central do Revendedor