Salão do Carro

Mapa do Site


Volkswagen Santana novo ou usado

O Volkswagen Santana foi um modelo que fez bastante sucesso no mercado brasileiro e que se tornou uma boa opção para aqueles que buscavam carros mais espaçosos na década de 80 e 90. O modelo foi classificado como o sedan médio durante o seu período de vendas, e acabou sendo vendido em diversos países. Dentre os países que receberam a produção do carro estão Alemanha, Espanha, África do Sul, Japão, Nigéria, México, China, Argentina e também o Brasil.

Origens

O modelo acabou surgindo como uma variante direta da Passat, mais precisamente da segunda geração do carro, e seu projeto foi pensado originalmente na Alemanha. Mas a empresa queria um carro mais confortável do que aqueles que lhe derma origem. O resultado foi atingido, mas o Santana acabou perdendo capacidade de aceleração e velocidade.

Já no ano de 1984 o modelo já ganhava as suas primeiras edições especiais no mercado internacional: Passat GTS (Grand Tourism Sport), equipado com o motor 1.8. Alcançava velocidade máxima de 152,2 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 16,9 segundos.

Chegada no Brasil

O modelo chegou ao mercado nacional no ano de 1984, sendo que o seu principal concorrente vinha da montadora norte-americana Chevrolet. Na sua chegada o carro se apoiou basicamente no sucesso que o Passat conseguiu. A principal missão do Santana era fazer com que os clientes da Volkswagen tivessem a oportunidade de dirigir um modelo que oferecia novidades em relação a tecnologia.

A Volkswagen apostou em algumas mudanças interessantes no Santana para o Brasil, tais como alterações no câmbio (mais curto, para melhorar o desempenho) e a adoção dos motores AP contribuíram para o pequeno aumento nas vendas.

Em relação a aparência, tanto o Santana que era vendido no Brasil quanto o que era comercializado no mercado europeu eram muito parecidos. As diferenças, um tanto quanto sutis, apareciam tanto nos acabamentos. Mas em relação a carroceria é que as mudanças começaram a se tornar mais evidentes, uma vez que no Brasil o carro foi lançado com duas portas, enquanto que na Europa a carroceria com menos portas sequer existia.

Outra alteração no projeto brasileiro foi o rebaixamento da traseira, uma vez que a montadora teria percebido que se tratava de uma opção para os brasileiros, que davam preferência para este tipo de modelo.

Novo Santana

No ano de 2013 a Volkswagen confirmou o lançamento do modelo chamado de Novo Santana, mas apenas no mercado chinês. Mas existe a previsão da chegada do carro em outros mercados.

Acesse sua conta

Vá mais rápido usando sua conta preferida:

    Continuar com Google


Ou acesse com seu e-mail cadastrado:


Usuário novo: Criar uma Conta


Lojistas e Concessionários, acesse Central do Revendedor